Em eras arcaicas para a cronologia dos consoles, quando eles vinham pré-carregados com alguns jogos, as gerações eram contadas não apenas pelo novo equipamento, mas pelos novos jogos que ele trazia, quando a imagem (em preto e branco) era transmitida para o televisor mas o som (grunhidos de transistores) era gerado dentro do próprio console, quando os miolos de um console precisavam ser enclausurados sob chapas de alumínio para conter a radiação gerada pelos seus bulbos eletrônicos e não existia tecnologia de mercado para produzir inteligência artificial nos jogos, Jerry Lawson, na época engenheiro eletrônico chefe da Fairchild Semiconductor, produziu o primeiro console a usar cartuchos intercambiáveis, o Channel F, e isso em 1976.
Lugar comum para qualquer criança ou adolescente na década de 80 com seus Ataris, os cartuchos até então eram uma solução de engenharia eletrônica complicada. Existiam problemas técnicos sem precedente histórico que iam da proteção contra descargas eletroestáticas, resistência ao uso continuado, até um imaginário paranóico de explosão devido ao interrompimento de um programa sobre um equipamento.
Jerry Lawson projetou, produziu e colocou no mercado o primeiro console a usar cartuchos que armazenavam em sua memória jogos que seriam interpretados pelo console, o Channel F foi engolido um ano depois com o lançamento antecipado do Atari através de uma estratégia agressiva de mercado, e o legado de Lawson enterrado.
Sábado passado ele faleceu, vitima de uma diabetes que já havia lhe tomado a visão de um olho e a mutilação de uma perna, e até seu último dia de vida continuava trabalhando criando em uma bancada abarrotada de ferramentas e equipamentos fazendo jus a crítica que fazia aos atuais desenvolvedores de jogos, que (isso é uma tradução livre) "nunca experimentaram o conhecimento pela prática, dessa forma nunca saberão como traduzir as coisas para um jogo".
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