publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Profissionais formados Vs. Autodidatas

Profissionais formados Vs. Autodidatas

Autodidata é uma pessoa que aprende algo por esforços próprios, ou seja, sem ajuda de um tutor especializado ou em uma escola. Dentre alguns famosos autodidatas , podemos citar Bill Gates, Stanley Kubrick, Woody Allen e Henry Ford.

A lista de autodidatas famosos se extende quilometricamente e esta aí para provar que o trabalho final de um profissional independe da sua formação acadêmica.

Vamos supor que você tenha gastado dois mil reais em cursos , aperfeiçoamentos e técnicas diversas , e cobre ai para fazer seu trabalho, dois mil reais. Justo. Muito justo. Agora vamos supor que você nunca tenha gastado um centavo com cursos, mas tenha abdicado de boas horas de diversão com os amigos e tenha ficado em frente a um computador lendo manuais e tutoriais em pelo menos 3 línguas diferentes. Você chega e cobra o mesmo preço pelo serviço. Justíssimo.

O maior erro é generalizar , jamais devemos generalizar. Os profissionais formados tendem a generalizar os “autodidatas” como sendo todos pertencentes a um único grupo, pessoas que prostituem o mercado cobrando pelo serviço um preço dezenas de vezes menor do que o de mercado. Isso é errado. Desmerecer alguém só porque essa pessoa não possui um certificado oficial da Adobe ou Macromedia, Maya ou não fez curso tal em instituição tal é atentar contra a própria profissão. Graças a muitos “curiosos” existem hoje macetes e técnicas que os manuais e certificados oficiais jamais ensinarão. Acreditar que o trabalho de um profissional autodidata vale menos do que o de um profissional formado é um erro.

Cada um investe em si mesmo aquilo que pode, se você tem condições de ir a Londres fazer uma faculdade de design, ótimo, agora se o máximo que você pode fazer é ler , ler e praticar sem sair de casa , conseguindo assim mesmo um desempenho tão bom quanto o daqueles que se formaram, ótimo também. Não estou dizendo que estudo solitário substitui um diploma ou uma faculdade, obviamente isso seria um erro, o que estou colocando é que diploma não significa criatividade, bom gosto, ética, determinação.

A grande maioria das pessoas que hoje exercem essa profissão e que conseguem retirar uma renda dela, são pessoas que batalharam, seja atrás de um computador com uma caneca de café debaixo de pilhas e mais pilhas de tutoriais ou em cursinhos e faculdades espalhadas pelo mundo afora.

Para os autodidatas, falta a justa valorização de seu trabalho, cobrar mais pelo que se faz, cada hora estudada, cada dia dedicado ao estudo e aperfeiçoamento. Para os profissionais formados falta compreensão , entendimento de que ambos podem dividir espaço no mesmo mercado e até mesmo colaborar um com o outro para o crescimento mútuo.
Da mesma forma que existem autodidatas extremamente competentes, também existem aqueles que só estão no mercado para atrapalhar, como em qualquer outra profissão. O mesmo se aplica para os profissionais formados. Não basta ter um diploma, não basta ser bom em photoshop, é preciso ter talento. E isso, tutorial e curso nenhum vai te dar. Diploma em faculdade , certificado oficial, tutorial e macetes não vão fazer seu trabalho ser notável se você não tiver talento. Então antes de brigarmos para saber quem tem mais diplomas ou conhece mais macetes, vamos nos concentrar em produzir resultados. Profissionais são aqueles que colecionam resultados.

Hoje em dia muitos profissionais de TI formados em faculdades rebaixam os autodidatas por não ter um diploma de uma grande instituição de ensino, já ouvi muitas pessoas falarem:
- Ah, você vai ser lixeiro, não adianta saber mexer em computador se não tiver o ensino superior!
Ai eu pergunto para vocês, então eu não posso usar meu conhecimento no mercado de trabalho sendo que tenho mais conhecimento do que varias pessoas formadas em faculdades, só por não ter feito uma faculdade ou um curso técnico ?

Na minha opnião, uma pessoa que aprende tudo sozinho, tem mais capacidade intelectual do que uma pessoa que aprende com professores e paga por isso. Talvez o problema esteja ai, os autodidatas não precisam pagar para obter o conhecimento, eles compartilham o conhecimento entre si.

Lembrando que a diferencia entre um autodidata e um formado em curso superior e apenas um "papel" (Diploma).

t+

Fonte : http://www.plugmasters.com.br/sys/ma...s.-Autodidatas
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.