publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

IBM demonstra chip com 100GHz

Pesquisadores da IBM anunciaram um marco no desenvolvimento do design de transistores de alta velocidade com a criação de um chip com frequência de 100GHz.
O transistor criado pelos pesquisadores é relativamente grande, com uma 'porta' de 240 nanômetros, e a velocidade deve aumentar conforme o tamanho da porta for diminuindo.
O transistor desenvolvido pela IBM explora as propriedades de uma folha de átomos de carbono com espessura de um átomo criada em um substrato de silício. Esta folha extremamente fina, chamada grafeno, tem uma estrutura hexagonal, lembrando favos de mel:


Estrutura hexagonal do grafeno

O grafeno já é conhecido há muito tempo por ter uma mobilidade de elétrons excepcional, mas é resistente à criação de 'band gaps', zonas livres de elétrons necessárias para que os transistores funcionem como switches 'ligar/desligar'. Entre os marcos da equipe de pesquisadores da IBM está a criação destes 'band gaps' no transistor baseado em grafeno.
Em uma nota oficial da IBM Research, o Dr. T.C. Chen disse: "Uma das principais vantagens do grafeno está nas altas velocidades com que os elétrons se propagam, o que é essencial para a criação da próxima geração de transistores de alta performance e alta velocidade. Este marco que anunciamos demonstra claramente que o grafeno pode ser usado para a produção de dispositivos de alta performance e circuitos integrados".
De acordo com a pesquisa da IBM, a chave para isso está no que a empresa chama de "camada de polímero interfacial", que separa a folha de grafeno do restante do conjunto.
De acordo com a IBM, o transistor de grafeno foi capaz de atingir 100GHz com a sala em sua temperatura normal. Com uma temperatura mais baixa, os pesquisadores acreditam que podem atingir uma performance ainda maior.


Arte conceitual do transitor criado pelos pesquisadores

Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.