publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

McAfee confunde arquivo com vírus e pára milhares de PCs

A detecção errada de um suposto malware pela McAfee levou à paragem de um número indeterminado de PCs entre quarta e quinta-feira, que poderá ter chegado às dezenas de milhar em todo o mundo.

Na atualização dos seus produtos, o software da empresa de segurança informática confundia um ficheiro WindowsXP válido com um programa malicioso. A situação afeta, principalmente, clientes com o Windows XP Service Pack 3, não se verificando entre os utilizadores do Windows Vista ou do Windows 7.

O sistema alertava erradamente para a detecção de um vírus, desativando as aplicações abertas e, em alguns casos, dependendo das parametrizações das máquinas, reiniciava continuamente o computador.

A McAfee diz que o incidente afetou apenas uma pequena parte dos seus clientes, mas a imprensa internacional cita vários exemplos de empresas e instituições visadas - além dos particulares -, nomeadamente a Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, onde pararam mais de oito mil máquinas.

Em Portugal, a Media Capital foi uma das empresas afetadas pelo "falso positivo". "Apercebemo-nos logo de início da situação e a nossa capacidade de resposta permitiu-nos resolver o assunto de forma rápida", assegurou fonte do grupo em declarações ao TeK. A repercussão é por isso classificada como "relativa", já que também terá envolvido poucas máquinas.

Além de já ter apresentado publicamente as suas desculpas, a McAfee recomenda a atualização imediata dos seus produtos a partir do seu site, explicando os passos "manuais" para a resolução do problema numa outra página Web.

Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.