publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Nokia perde espaço de mercado para a Apple

Empresa afirma que está sofrendo pressões do mercado e baixou os preços de seus dispositivos móveis.
As ações da Nokia reduziram cerca de 15% após a companhia dizer que seu lucro líquido havia subido para 349 milhões de euros (ou 465,6 milhões dólares), em relação ao ano anterior. Segundo comunicado, com a queda das ações, a fabricante de celulares perde espaço de mercado (market share) para a Apple com o iPhone e para o Blackberry da RIM.
Por outro lado, no segmento de produtos para baixo custo (low-end) a companhia sofreu com um "boom" na venda de telefones, do chamado 'mercado cinza', onde as principais empresas a lucrar são as asiáticas. Esse fator levou a Nokia a rever para baixo os valores do espaço de mercado nessa região.
"Parece que eles tiveram que baixar os preços de forma muito agressiva a fim de manter o market share à tona, tanto na extremidade de produtos para classes mais baixas, onde a concorrência chinesa é bastante implacável, quanto no segmento high end, onde a Apple está ganhando espaço de mercado", analisa Alexander Peterc, analista da consultoria Exane BNP Paribas.
A Apple afirmou, em 20 de abril, que as vendas do iPhone chegaram a 8,75 milhões de unidades no trimestre encerrado em março de 2010. "Nós continuamos a enfrentar uma concorrência dura com relação ao high-end do nosso portfólio de dispositivos móveis, bem como as condições de mercado desafiadoras do lado da infra-estrutura", afirmou o CEO da companhia Olli-Pekka Kallasvuo, em comunicado. A empresa afirmou que reduziu a margem para a unidade de telefones no segundo trimestre deste ano deve ser de 9%.

Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.