paga,
e para oferecerem muito mais performance que os tradicionais discos
mecânicos, o valor por GB é bem elevado, tornando-se numa compra não
acessível a todos. Contudo, a forma de funcionar destes produtos é
diferente dos discos mecânicos, daí que, convém existirem certos
cuidados que com os HDDs por norma não se tinham e também existem
opções no próprio Windows que não fazem grande sentido estarem activas
ao usar um SSD para Sistema Operativo. E é para isso que serve este
guia, mostrar às pessoas como se pode configurar devidamente um SSD em
ambiente Windows, não só para o tornar mais rápido, mas também
preservar a sua saúde e evitar desgaste desnecessário.
1ª Parte – Ganhar velocidade e evitar desgaste desnecessário Passemos então ao que verdadeiramente interessa:
Desactivar Desfragmentação Automática Ao contrário dos discos mecânicos, a desfragmentação é inútil, só é prejudicial ao SSD desgastando-o desnecessariamente. Sendo assim, a primeira coisa a fazer depois de se instalar um SSD, é desactivar a desfragmentação automática do Windows. Para tal, vão às seguintes opções: Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Gerir » Serviços e Aplicações » Serviços .
Depois disto, aparece esta janela:
1ª Parte – Ganhar velocidade e evitar desgaste desnecessário Passemos então ao que verdadeiramente interessa:
Desactivar Desfragmentação Automática Ao contrário dos discos mecânicos, a desfragmentação é inútil, só é prejudicial ao SSD desgastando-o desnecessariamente. Sendo assim, a primeira coisa a fazer depois de se instalar um SSD, é desactivar a desfragmentação automática do Windows. Para tal, vão às seguintes opções: Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Gerir » Serviços e Aplicações » Serviços .
Depois disto, aparece esta janela:
Na lista que aparece, vão procurar por Desfragmentador de disco
e duplo clique do rato por cima. Como podem ver, neste caso já indica
que está desactivado, que é como deverá depois aparecer no vosso. Após
isso, esta janela aparecerá: Aqui, no Tipo de arranque, colocar como desactivado, tal como mostra a imagem. No final, clicar em Aplicar e depois em OK. Desactivar Indexação
A Indexação mantém uma base dados de vários ficheiros, de modo a
optimizar a procura. Mas, como os SSDs são tão rápidos, ter activa
esta função vão vai trazer nenhum beneficio, e só causará desgaste
desnecessário no SSD devido às constantes escritas. Ao desactivar esta
opção, a possibilidade de procurar ficheiros e pastas no computador
continua a existir, nada mudará. De novo, sigam os seguintes passos: Menu
Iniciar » Clique direito em Computador » Gerir » Serviços e
Aplicações » Serviços . Alternativamente, podem aceder por: Menu
Iniciar » Painel de controlo » Ferramentas Administrativas » Serviços.
Esta janela é a que aparece indo pelo segundo caminho, de modo a
mostrar de outra forma. Se seguirem pelo primeiro, a janela que
parecerá será igual à anterior onde desligamos o desfragmentador
automático.
Na lista que vos é apresentada, procurem por Windows Search. Duplo clique do rato em cima da opção, abrirá uma janela semelhante ao do desfragmentador automático e fazer tal e qual, ou seja, em Tipo de arranque, colocar em desactivado, pressionar Aplicar e logo de seguida, OK. Depois de fazerem isto, vão às propriedades do disco:
Na janela que abrirá, ir à última opção, e tirar o visto em “Permitir que os ficheiros desta unidade tenham conteúdos para além das propriedades do ficheiro”, tal como assinalado na imagem. Fazer Aplicar e OK. Pode demorar alguns segundos a processar todos os ficheiros, e alguns que estejam em uso, darão erro, mas é irrelevante, façam “Ignorar todos” quando tal aparecer.
Activar/Desactivar Write Caching
Write Caching melhora a performance dos discos, se bem que, quando se tratam de SSDs, as informações são contraditórias, algumas pessoas alegam que a performance aumenta e outras dizem que é irrelevante. Assim, fica ao vosso critério activar ou desactivar esta opção, testem por vocês próprios e deixem ficar a opção que mais vos agradar. Eu pessoalmente tenho desactivado e não noto nenhuma diferença. Então, para tal, basta seguir este caminho: Menu Iniciar » Painel de Controlo » Gestor de Dispositivos » Unidades de disco. Vai ser apresentada a seguinte janela:
Localizar o vosso SSD, clique direito do rato por cima e clicar em Propriedades. O seguinte quadro aparecerá:
Aqui, ir ao separador Políticas no topo e colocar um visto na opção “Activar escrita em cache no dispositivo” e clicar em OK. Se decidirem não activar, é só tirar o visto novamente.
Desactivar Superfecth/Prefetch
Estas opções, fazem com que alguns ficheiros dos programas mais utilizados sejam pré-carregados na memória Ram do sistema. Deste modo, os PC´s com discos mecânicos são mais rápidos a abrir determinadas aplicações. No entanto, com a utilização de um SSD, esta feature do Windows acaba por ser irrelevante, ou melhor dizendo, como os SSDs são tão rápidos a carregar qualquer programa, não existem diferenças ao ponto de tornar benéfica ter esta opção activada, e assim ainda libertam alguma Ram do sistema para outros trabalhos. Desactivar esta opção não tem qualquer dificuldade, mas já merece um pouco mais de atenção. Abram o regedit.exe (basta escreverem regedit na barra de search do Menu Iniciar), e de seguida sigam estes passos: HKEY_LOCAL_MACHINE » SYSTEM » CurrentControlSet » Control » Session Manager » Memory Management » PrefetchParameters Irá vos ser apresentada esta janela:
Cliquem com o botão direito do rato em “EnablePrefetcher” e depois em Modificar, tal como mostra a imagem. Posteriormente, este quadro aparecerá:
Como podem ver, o valor definido é 3, e para desactivar, substituam o 3 por um 0 (zero), e cliquem em OK. Aqui, podem também desactivar o Superfetch, basta fazer a mesma coisa como explicado para o Prefetch. Mas, como existe outro caminho, irei explicar como se desactiva o Superfetch de outra forma. Menu Iniciar » Painel de Controlo » Ferramentas Administrativas » Serviços.
O seguinte abrirá:
Agora, é só procurar pelo Superfetch, duplo clique por cima e uma nova janela aparecerá:
Aqui, ao contrário das outras vezes, cliquem primeiro em “Parar” no Estado do serviço e só depois no Tipo de arranque é que escolhem o modo desactivado. No final, fazer Aplicar e OK.
2ª Parte – Ganhar espaço em disco
O custo por GB dos SSDs é extremamente caro em comparação com os HDDs, assim, qualquer espaço que se possa poupar torna-se muito importante. Esta segunda parte do guia, tem como finalidade dar a conhecer como se pode facilmente libertar uns quantos GB, que podem servir depois futuramente.
Desactivar Restauro do Sistema
O restaurado do sistema vai fazendo backups ao sistema, para em caso de alguma anomalia ou problema, ser possível colocar o Sistema Operativo num ponto anterior e assim evitar a formatação. Desactivar esta feature, pode libertar vários GB, normalmente ronda à volta dos 5GB~6GB, mas tanto pode ser mais como menos, depende das definições do sistema. Esta feature pode ser útil, por isso, façam-no só se nunca a utilizarem. Hoje em dia, em casos mais graves, normalmente as pessoas partem logo para a formatação e não estão para se chatearem, mas de facto em alguns situações é útil. Posto isto, vão então a: Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Propriedades » Definições avançadas do sistema » separador Protecção do Sistema.
Mais no fundo, à direita, clicar em Configurar como mostra a imagem. Irá aparecer esta nova janela:
Aqui, coloquem um visto em Desactivar protecção do sistema e em seguida cliquem mais ao fundo em Eliminar. No final, pressionem Aplicar e OK. Agora basta irem às propriedades do vosso disco e ver o espaço a mais que vão ter livre.
Desactivar Page File O Page File guarda espaço em disco para ser utilizado como memória Ram, assim, caso a memória do vosso computador esgote, o programa ou jogo vai recorrer ao disco. Dependendo das configurações do sistema, desactivar o Page File pode libertar muitos GB do SSD. Para dar um exemplo, na última vez que o fiz libertou cerca de 8GB. ATENÇÃO: Ao desactivar o Page File, se por ventura a memória Ram do sistema esgotar, a aplicação em que estiverem a trabalhar, o jogo que estiverem a jogar, etc… crasha de imediato. Desactivem apenas se tiverem bastante memória no sistema, só aconselho a desactivar o Page File a quem tenha pelo menos 6GB a 8GB de Ram, no mínimo.
Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Propriedades » Definições avançadas do sistema » separador Avançadas » Desempenho » Definições.
Nesta janela, vão ao separador Avançadas e cliquem em Alterar na secção da Memória virtual. Uma nova janela irá ser apresentada:
Aqui, tirem o visto da primeira opção no topo assinalada a vermelho, depois tenham o cuidado de ver se é o disco de sistema (C que está seleccionado em cima e coloquem um visto em Sem ficheiro de paginação, como mostra a imagem. Caso não queiram desligar por completo, podem definir um mínimo e um máximo a ser usado como ficheiro de paginação, basta seleccionarem mais acima Tamanho personalizado e escolher os valores, tal como também mostra a imagem.
Desactivar Hibernação
Esta é uma opção bastante usada em portáteis, mas em PCs Desktop nem tanto, a generalidade das pessoas não usa, desligam o PC normalmente. Sendo assim, não faz sentido estar activa a ocupar espaço precioso no SSD, e como tal, pode-se desligar, libertando vários GB. Menu Iniciar » escrever cmd na procura » clicar no icone com o botão direito do rato e correr como administrador.
Irá aparecer uma janela com ambiente DOS, e para desactivar a hibernação basta digitar o seguinte: powercfg -h off. De seguida, primam Enter, escrevam exit e novamente Enter. Se algum dia quiserem activar a hibernação novamente, é fazer o mesmo, mas susbtituem o off por on, ficando powercfg -h on.
3ª Parte – Manutenção
Tal como os HDDs, os SSDs necessitam de manutenção e serem vigiados e para isso existem alguns programas e features para o efeito. TRIM Em termos simples, o TRIM tem como função evitar o desgaste do SSD e manter a performance dele elevada depois de bastante uso. Basicamente o que ele faz é reorganizar os blocos do SSD e limpar o lixo que se vai acumulando, e por lixo entenda-se dados que já não têm qualquer importância, limpando assim os blocos do SSD que já não estão em uso e prepará-lo para receber novos dados. Então, como saber se o TRIM do SSD está activo e a funcionar? Muito simples. Vão à linha de comandos (cmd), tal como foi feito para desactivar a hibernação:
Quando a janela abrir, digitam o seguinte: fsutil behavior query disabledeletenotify, e pressionam Enter. Tal como exemplificado na imagem, aparecerá DisableDeleteNotify = 0 se o TRIM estiver activo, e DisableDeleteNotify = 1 se estiver desactivado. Caso o do vosso SSD estiver desactivado, também é fácil activar, basta digitarem fsutil behavior set disabledeletenotify 0 e premir Enter. Caso queiram desactivar (não recomendado), é a mesma coisa, mas substituir o 0 (zero) pelo 1, ficando fsutil behavior set disabledeletenotify 1.
Monitorização da saúde do disco
É importante ver se o disco está de boa saúde, e para isso existem diversas aplicações. Uma das mais conhecidas é o SSDLife, que além de uma versão paga mais completa, tem uma versão Free que é suficiente para a generalidade das pessoas. Nele podem ver várias informações sobre o disco, a sua saúde, a quantidade de escritas e leituras que já fez, quantas vezes fez reboot, o tempo que já esteve ligado, etc. É possível também ver através deste programa se o TRIM está activado ou não, entre muitas outras coisas mais. Aqui fica a janela principal do programa:
Secure Erase O Secure Erase é muito popular entre os utilizadores de SSDs e tem como função limpar de raiz todos os blocos do SSD, ou seja, colocar o SSD como veio de fabrica, quer em performance como de espaço disponível. Podem, contudo, fazer formatações normais (apenas rápidas) como se faziam e fazem ainda nos HDDs, mas certas pessoas afirmam que o Secure Erase limpa melhor e não desgasta tanto os blocos do SSD. A desvantagem é que o Secure Erase é um processo mais trabalhoso, que implica desde logo gravar a aplicação num CD e depois correr como boot. Existem diversos programas para o efeito, HDDErase, DBAN, GParted, etc… O mais conhecido é o HDDErase, mas usem aquele que vos agradar mais, todos fazem o mesmo e eficazmente.
Considerações: Isto é de um modo geral o principal a saber e a fazer, pode parecer complicado e aborrecido ao inicio, mas depois de se habituarem, fazem isto sem qualquer dificuldade e sem perder grande tempo. Este guia serve para ajudar a optimizar ao máximo os SSDs e não como uma obrigação para quem quiser usar um. Podem usar um SSD sem fazer nada do que aqui foi dito, ele vai funcionar a 100% na mesma, estes tweaks só ajudam a tirar um melhor partido do material e a evitar desgaste desnecessário no disco com sucessivas leituras e escritas. De qualquer maneira, aconselho a fazerem, não se perde tanto tempo assim, e de facto ajuda bastante, não só à performance, mas também à saúde do próprio disco.
fonte e colaboração: http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/
Na lista que vos é apresentada, procurem por Windows Search. Duplo clique do rato em cima da opção, abrirá uma janela semelhante ao do desfragmentador automático e fazer tal e qual, ou seja, em Tipo de arranque, colocar em desactivado, pressionar Aplicar e logo de seguida, OK. Depois de fazerem isto, vão às propriedades do disco:
Na janela que abrirá, ir à última opção, e tirar o visto em “Permitir que os ficheiros desta unidade tenham conteúdos para além das propriedades do ficheiro”, tal como assinalado na imagem. Fazer Aplicar e OK. Pode demorar alguns segundos a processar todos os ficheiros, e alguns que estejam em uso, darão erro, mas é irrelevante, façam “Ignorar todos” quando tal aparecer.
Activar/Desactivar Write Caching
Write Caching melhora a performance dos discos, se bem que, quando se tratam de SSDs, as informações são contraditórias, algumas pessoas alegam que a performance aumenta e outras dizem que é irrelevante. Assim, fica ao vosso critério activar ou desactivar esta opção, testem por vocês próprios e deixem ficar a opção que mais vos agradar. Eu pessoalmente tenho desactivado e não noto nenhuma diferença. Então, para tal, basta seguir este caminho: Menu Iniciar » Painel de Controlo » Gestor de Dispositivos » Unidades de disco. Vai ser apresentada a seguinte janela:
Localizar o vosso SSD, clique direito do rato por cima e clicar em Propriedades. O seguinte quadro aparecerá:
Aqui, ir ao separador Políticas no topo e colocar um visto na opção “Activar escrita em cache no dispositivo” e clicar em OK. Se decidirem não activar, é só tirar o visto novamente.
Desactivar Superfecth/Prefetch
Estas opções, fazem com que alguns ficheiros dos programas mais utilizados sejam pré-carregados na memória Ram do sistema. Deste modo, os PC´s com discos mecânicos são mais rápidos a abrir determinadas aplicações. No entanto, com a utilização de um SSD, esta feature do Windows acaba por ser irrelevante, ou melhor dizendo, como os SSDs são tão rápidos a carregar qualquer programa, não existem diferenças ao ponto de tornar benéfica ter esta opção activada, e assim ainda libertam alguma Ram do sistema para outros trabalhos. Desactivar esta opção não tem qualquer dificuldade, mas já merece um pouco mais de atenção. Abram o regedit.exe (basta escreverem regedit na barra de search do Menu Iniciar), e de seguida sigam estes passos: HKEY_LOCAL_MACHINE » SYSTEM » CurrentControlSet » Control » Session Manager » Memory Management » PrefetchParameters Irá vos ser apresentada esta janela:
Cliquem com o botão direito do rato em “EnablePrefetcher” e depois em Modificar, tal como mostra a imagem. Posteriormente, este quadro aparecerá:
Como podem ver, o valor definido é 3, e para desactivar, substituam o 3 por um 0 (zero), e cliquem em OK. Aqui, podem também desactivar o Superfetch, basta fazer a mesma coisa como explicado para o Prefetch. Mas, como existe outro caminho, irei explicar como se desactiva o Superfetch de outra forma. Menu Iniciar » Painel de Controlo » Ferramentas Administrativas » Serviços.
O seguinte abrirá:
Agora, é só procurar pelo Superfetch, duplo clique por cima e uma nova janela aparecerá:
Aqui, ao contrário das outras vezes, cliquem primeiro em “Parar” no Estado do serviço e só depois no Tipo de arranque é que escolhem o modo desactivado. No final, fazer Aplicar e OK.
2ª Parte – Ganhar espaço em disco
O custo por GB dos SSDs é extremamente caro em comparação com os HDDs, assim, qualquer espaço que se possa poupar torna-se muito importante. Esta segunda parte do guia, tem como finalidade dar a conhecer como se pode facilmente libertar uns quantos GB, que podem servir depois futuramente.
Desactivar Restauro do Sistema
O restaurado do sistema vai fazendo backups ao sistema, para em caso de alguma anomalia ou problema, ser possível colocar o Sistema Operativo num ponto anterior e assim evitar a formatação. Desactivar esta feature, pode libertar vários GB, normalmente ronda à volta dos 5GB~6GB, mas tanto pode ser mais como menos, depende das definições do sistema. Esta feature pode ser útil, por isso, façam-no só se nunca a utilizarem. Hoje em dia, em casos mais graves, normalmente as pessoas partem logo para a formatação e não estão para se chatearem, mas de facto em alguns situações é útil. Posto isto, vão então a: Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Propriedades » Definições avançadas do sistema » separador Protecção do Sistema.
Mais no fundo, à direita, clicar em Configurar como mostra a imagem. Irá aparecer esta nova janela:
Aqui, coloquem um visto em Desactivar protecção do sistema e em seguida cliquem mais ao fundo em Eliminar. No final, pressionem Aplicar e OK. Agora basta irem às propriedades do vosso disco e ver o espaço a mais que vão ter livre.
Desactivar Page File O Page File guarda espaço em disco para ser utilizado como memória Ram, assim, caso a memória do vosso computador esgote, o programa ou jogo vai recorrer ao disco. Dependendo das configurações do sistema, desactivar o Page File pode libertar muitos GB do SSD. Para dar um exemplo, na última vez que o fiz libertou cerca de 8GB. ATENÇÃO: Ao desactivar o Page File, se por ventura a memória Ram do sistema esgotar, a aplicação em que estiverem a trabalhar, o jogo que estiverem a jogar, etc… crasha de imediato. Desactivem apenas se tiverem bastante memória no sistema, só aconselho a desactivar o Page File a quem tenha pelo menos 6GB a 8GB de Ram, no mínimo.
Menu Iniciar » Clique direito em Computador » Propriedades » Definições avançadas do sistema » separador Avançadas » Desempenho » Definições.
Nesta janela, vão ao separador Avançadas e cliquem em Alterar na secção da Memória virtual. Uma nova janela irá ser apresentada:
Aqui, tirem o visto da primeira opção no topo assinalada a vermelho, depois tenham o cuidado de ver se é o disco de sistema (C que está seleccionado em cima e coloquem um visto em Sem ficheiro de paginação, como mostra a imagem. Caso não queiram desligar por completo, podem definir um mínimo e um máximo a ser usado como ficheiro de paginação, basta seleccionarem mais acima Tamanho personalizado e escolher os valores, tal como também mostra a imagem.
Desactivar Hibernação
Esta é uma opção bastante usada em portáteis, mas em PCs Desktop nem tanto, a generalidade das pessoas não usa, desligam o PC normalmente. Sendo assim, não faz sentido estar activa a ocupar espaço precioso no SSD, e como tal, pode-se desligar, libertando vários GB. Menu Iniciar » escrever cmd na procura » clicar no icone com o botão direito do rato e correr como administrador.
Irá aparecer uma janela com ambiente DOS, e para desactivar a hibernação basta digitar o seguinte: powercfg -h off. De seguida, primam Enter, escrevam exit e novamente Enter. Se algum dia quiserem activar a hibernação novamente, é fazer o mesmo, mas susbtituem o off por on, ficando powercfg -h on.
3ª Parte – Manutenção
Tal como os HDDs, os SSDs necessitam de manutenção e serem vigiados e para isso existem alguns programas e features para o efeito. TRIM Em termos simples, o TRIM tem como função evitar o desgaste do SSD e manter a performance dele elevada depois de bastante uso. Basicamente o que ele faz é reorganizar os blocos do SSD e limpar o lixo que se vai acumulando, e por lixo entenda-se dados que já não têm qualquer importância, limpando assim os blocos do SSD que já não estão em uso e prepará-lo para receber novos dados. Então, como saber se o TRIM do SSD está activo e a funcionar? Muito simples. Vão à linha de comandos (cmd), tal como foi feito para desactivar a hibernação:
Quando a janela abrir, digitam o seguinte: fsutil behavior query disabledeletenotify, e pressionam Enter. Tal como exemplificado na imagem, aparecerá DisableDeleteNotify = 0 se o TRIM estiver activo, e DisableDeleteNotify = 1 se estiver desactivado. Caso o do vosso SSD estiver desactivado, também é fácil activar, basta digitarem fsutil behavior set disabledeletenotify 0 e premir Enter. Caso queiram desactivar (não recomendado), é a mesma coisa, mas substituir o 0 (zero) pelo 1, ficando fsutil behavior set disabledeletenotify 1.
Monitorização da saúde do disco
É importante ver se o disco está de boa saúde, e para isso existem diversas aplicações. Uma das mais conhecidas é o SSDLife, que além de uma versão paga mais completa, tem uma versão Free que é suficiente para a generalidade das pessoas. Nele podem ver várias informações sobre o disco, a sua saúde, a quantidade de escritas e leituras que já fez, quantas vezes fez reboot, o tempo que já esteve ligado, etc. É possível também ver através deste programa se o TRIM está activado ou não, entre muitas outras coisas mais. Aqui fica a janela principal do programa:
Secure Erase O Secure Erase é muito popular entre os utilizadores de SSDs e tem como função limpar de raiz todos os blocos do SSD, ou seja, colocar o SSD como veio de fabrica, quer em performance como de espaço disponível. Podem, contudo, fazer formatações normais (apenas rápidas) como se faziam e fazem ainda nos HDDs, mas certas pessoas afirmam que o Secure Erase limpa melhor e não desgasta tanto os blocos do SSD. A desvantagem é que o Secure Erase é um processo mais trabalhoso, que implica desde logo gravar a aplicação num CD e depois correr como boot. Existem diversos programas para o efeito, HDDErase, DBAN, GParted, etc… O mais conhecido é o HDDErase, mas usem aquele que vos agradar mais, todos fazem o mesmo e eficazmente.
Considerações: Isto é de um modo geral o principal a saber e a fazer, pode parecer complicado e aborrecido ao inicio, mas depois de se habituarem, fazem isto sem qualquer dificuldade e sem perder grande tempo. Este guia serve para ajudar a optimizar ao máximo os SSDs e não como uma obrigação para quem quiser usar um. Podem usar um SSD sem fazer nada do que aqui foi dito, ele vai funcionar a 100% na mesma, estes tweaks só ajudam a tirar um melhor partido do material e a evitar desgaste desnecessário no disco com sucessivas leituras e escritas. De qualquer maneira, aconselho a fazerem, não se perde tanto tempo assim, e de facto ajuda bastante, não só à performance, mas também à saúde do próprio disco.
fonte e colaboração: http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/
0 comentários:
Postar um comentário
ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.