publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Quase tudo sobre a Sessao Hackathon par Programadores

A PRESENTE POSTAGEM NAO ESTÁ TOTALMENTE ACABADA, NAS PROXIMAS HORAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO IREI ATUALIZAR A MESMA.
Nas instalações do Centro de Formação da TDM, decoreu desde ontem uma sessão de Hackthon de Programação para programadores, estudantes e demais interessados no desenvolvimento de soluções e aplicativos inovadores ou criar softwares que atendam a um fins específicos ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis para telemóveis. As incrições para participar decoreram desde o mês passado tendo estas terminado no dia 26 de Fevereiro de 2013. O evento teve início no dia 1 de Março as 9h as 21h e no dia 2 de Marco a mesma hora a continuação até cerca das 16horas, Foi um um total de 11 grupos e e o jurado era compomto por 5 pessoas. Para melhorar a performance dos participantes, uma das recomendações dos organizadores era de que os participantes deviam ser compostos por no mínimo 2 membros, formando um grupo.
TEMAS E CRITERIOS USADOS PARA CLASIFICACAO
   Regra                          Pontos
Ø Potencial de impacto da Ideia      20 pontos
Ø O nível de Inovação da Ideia       20 pontos
Ø Possibilidade de aplicação da ideia( Pode se tornar realidade?) 20 pontos
Ø Claridade da apresentação          20 pontos
Ø Equipe (sera ela capaz de tornar o protótipo uma realidade?) 20 pontos
Ø TOTAL : 100 Pontos
HARDWARE PRESENTE NO EVENTO
Os competidores nao pouparam no quesito hardware, trouxeram praticamente todos generos de Tecnologias usadas na atualidade, mas para começar vou destacar o hardware base do evento, refiro me o que foi usado por todos no âmbito das apresentações. Foram usados dois Routers D-link 615, para assegurar Banda suficiente para os cerca de 50  dispositivos dentre eles Laptops,Netbooks,Icoisas (apple) etc, sem contar que muitos usavam múltiplas redes, consequência: dois ou mais telemoveis para ambas redes.Um projector Canon lv-7275 para auxilio das apresentacoes dos projectos finais.
COMO SAO APRESENTADOS OS PROJECTOS
Basicamente cada grupo toma posse temporariamente do projector
,quadro,e atenção dos outros grupos e fala sobre praticamente tudo acerca do projecto em que esteve a trabalhar durante as ultimas cerca de (24hs).
ORDEM DE APRESENTACAO E OS GRUPOS
Acima mencionei o numero de grupos que estiveram presentes e agora vamos conhecer seus nomes e projectos, NB alguns grupos não especificaram seus nomes ou nomes dos projectos então sem opção mesclei ambos nomes.
1 - Androiders
2 - AMS
3 - Kusihi
4 - Dondza
5 - NextTech
6 - Place4Geeks
7 - Mll-Magricolture
8 - Nilavakuxava
9 - Creativity and Design
10- Mll(m-Health)
11-Sanfoka
MOMENTO DA VERDADE
As apresentacoes Iniciaram exatamente as 12:44h, e o primeiro grupo a apresentar foi Androiders.
PROJECTO DOS ANDROIDERS
screen1
-> Nome: Product Finder.
É um aplicativo que consiste em ajudar clientes a encontrarem servicos, o cliente digita o nome e o app envia um email ou mensagem de texo para as instituições competentes, o serviço por parte dos clientes é ou seria gratuito, as empresas é que iriam ou irão pagar no ambito do cadastro de suas empresas e produtos, algumas perguntas foram feitas pelo jurado, mas por conta do pouco ingles da minha parte, não ariscarei a passar mentiras, mas posso adiantar que a interface do programa e bem simples mas bonita contendo de inicio 4 icones categóricos, Informatica, Carros,Farmacias e mobile.
PROJECTO DOS AMS
AMS screen
-> Nome: Incidentes
Consiste em ajudar empresas que trabalham com Gás a registarem incidentes relacionados com sua área a nivel nacional, numa primeira fase este app seria compatível com a maioria dos smartphones presentes.Mais detalhes virão com tempo.
PROJECTO  KUSUHI
Nome: Kusuhi
-> A ideia aqui basicamente foi facilitar a todos a encontrarem referencias de lugares como Escolas,Farmacias etc, e com auxilio do Google Maps ele daria uma diressão ou seja caminho para esse destino. Segundo eles o Google Maps não cobre a todas empresas em Moçambique ou seja nem todas estão registradas no serviço da gigante, com isso eles estarão disponiveis a ir a essa empresas e auxiliar na inscrição das mesmas no servico da Google para depois estas usarem o bem falado Kusuhi (cujo a tradução da língua local para português seria PERTO).
PROJECTO DZONDZA
Nome: Dondza
-> Consistem em facilitar as pessoas a estarem em multiplos lugares ao mesmo tempo, recebendo vários tipos de notificaçoes e se informarem a respeito de vários apartir do seu smartphone, sera ou seria um app pago para quem quiser usar, a taxa inicial segundo eles seria de pelo menos 20mt/mês, podendo consultar dados relevantes a provas(testes) agendas, e até falecimentos, no caso de um claro, (risos), grande opção para quem precisa da internet ainda mais simplificada num so lugar, NO BOLSO.Exemplo: No caso de um professor, ele teria que produzir o conteúdo e disponibilizar no Dzondza para que os receptores pudessem ter acesso a esse conteúdo,NB seria um servico Pago, por parte somente dos receptores, os doadores de infomaçao teriam acesso livre em troca da informação disponibilizada.
PROJECTO NEXTECH
Nome:  NEXTECH
-> consiste em aproximar ainda mais clientes e vendedores com um sistema integrado de disposição de vários detalhes sobre produtos e serviços e seus respectivos preços.
PROJECTO PLA4GEEKS
Nome: Maputo Guia
-> Consiste em facilitar a encontrar se detalhes de empresas restaurantes,discotecas etc, de forma bem mais facil e num so lugar, apresentaram nos uma interface simples mas bem intuitiva, se não fosse pelo MAPUTO que cobria quase 150% da tela eu diria perfeita, mas por ora é so um protótipo ora pois. Não deu para ter ideia de como a informação estaria organizada uma vez que muitos apps tem inicios perfeitos e o desenvolvimento é que acaba ditando a decadência do mesmo, o serviço da Mapas da Apple é um exemplo pratico disso.
PROJECTO MLL(m-HEALTH)
Nome: MLL(m-HEALTH)
-> A ideia é criar uma rede de comunicação (sms, email, web) entre os intervenientes e promover o intercámbio de preçarios, e competitividade entre os agricultores e outra funcionalidade é facilitar a consulta entre os que precisam dos produtos. De forma simples,seria. Quem procura encontra com facilidade e quem encontra pode partilhar o preço e quem tem pode promover pelo seu preço assim como também saber a que preço a concorrência está a vender, e ainda podendo se fazer transações usando o sistema.Com este sistema poderia se criar um algo dinámico e transparente ,  explorar o grande potencial agricola do pais, dar mais poder ao pequeno agricultor e melhorar os rendimentos no meio rural.
PROJECTO NILAVAKUXAVA
Nome: J2 Nilavakuxava
-> A ideia e integrar de forma mais segura serviços de pagamento e venda unindo, Mkesh,conta movel BCI e o serviço de pagamentos online do BIM, algumas funcionalidades que estarão inclusas sao vendas,chat,listas,comparaçoes, e mais...
A ideia é encorajar Moçambicanos a fazerem transaçoes online, na verdade um sistema pelo menos ate então bem mais acabado, com interface amigavel com muitas ferramentas, que de alguma forma pode parecer complexo de manusear.
CREATIVITY AND DESIGN
Nome: Bibliotecario
-> Voce gosta de ler? qual é a sua obra predileta? Este é um sistema que poderá encontra livros, gerar reportes, facilitar partilhas,tudo isto de e para as bibliotecas, é mais para quem quer estudar com facilidade, e com isso os mantenedores da suposta bilbiotéca so precisam de alguma forma publicar pelo app seus livros e com isso ter mais leitores sem que estes tenham que se dirigir as bibliotecas fisicamente o que torna-se despendioso em certos momentos, e ainda receber atualizaçoes de que algo ja esta disponivel, isto para quem quer ler claro.Eu que sou auto-didata viciado estaria ainda mais gordo com esta(risos).
Mll(m-health) Maputo Living Lab
Nome: m-health
-> A ideia é auxiliar os serviços de saúde moçambicanos,ahh esta ninguém reclama todos precisamos, com um serviço com capacidade para gerar e alertar, usando operadoras como Movitel, Mcel etc no sentido de auxiliar. Falo mais dos serviços práticos falo no sentido prático mesmo uma vez que são operadoras (risos).
SANFOKA
Nome: Binga View
-> Numa primeira fase será um app gratuito, e eles irão trabalhar com empresas, com ele voce poderá escolher cursos, ter descricao de cada curso pelo app mesmo, e poder ter mais certeza se é mesmo esse curso que voce pretende fazer? ou nao. As companhias irão disponibilizar informaçoes para seu proprio Marketing, e na verdade é uma optima ideia uma vez que esse problema de cursos nao serem o que prometem realmente existir entre nós, e também poderemos ter certeza se o tal curso é ou não o que promete e ainda (minha dica: poder se fazer comparações entre cursos do gênero,exemplo: Informatica VS engenharia em informática), temos caso de universidades (faculdades) por aqui que dão cursos supostamente de informatica quando na verdade é um curso de Matematica Intesiva, voce nao vé o que precisa por uma boa temporada durante o curso, UPs...a não ser para escrever os proprios textos do curso pelo word por exemplo e nada mais. Uma boa ideia com certeza, eu que ainda não entrei em faculdade nenhuma me beneficiaria muito desse app para fazer escolhas...
VENCEDORES
 Em quarto (4) Lugar -> Nilava Kuxava (5000 mil meticais)

Em Terceiro (3) lugar -> AMS ( 300 euros em equipamento informatico)
Em Segundo Lugar (2) -> Dondza (700 euros)

Em primeiro lugar -> MML (m-health) (1 milhao de euros em equipamento informatico e viagem para o forum global na africa do sul)
TERMINOU
Com o fim das apresentaçoes segue-se uma breve distribuiçao de camisetes pelos grupos o que na verdade é boa ideia, embora eu não tenha ganho nenhuma. Elas tem Cor Laranja, varias logos na frente e a base HACK..., tenho a dizer que o evento correu muitissimo bem, estão de parabens os organizadores, merecem aumento salarial e a TDM pelo espaço disponibilizado.
  Quero também me justificar por nao ter podido colocar este post a tempo e por não ter feito cobertura a 100% do evento, daqui sem mais.vlw.
GALERIA

DSC04133


DSC04134
DSC04135
DSC04136
DSC04137
DSC04138
DSC04139
DSC04141
DSC04142
DSC04143
DSC04144
DSC04145DSC04146DSC04147DSC04148DSC04149DSC04150DSC04152DSC04155DSC04156DSC04157DSC04159
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

ORA VIVA, OLHA TEU COMENTARIO VALE MAIS DO QUE OURO PARA MIM, PRECISO DELE PARA MELHORAR A DISPONIBILIDADE DO BLOG.